sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fogão de Dourado



 Notícia fresquinha e inovadora na história do nosso glorioso clube. Pela primeira vez será usada uma camisa  oficial do clube que não nas cores preta, branca ou cinza. E como dissemos no post anterior sobre esta mesma camisa, ela não fará feio. Parabéns ao marketing pela ação e a coragem de enfrentar os conservadores.

 E estes que possam vir a questionar o uso da camisa que fiquem sabendo que a camisa mais linda da linha puma, a preta, foi usada pela primeira vez somente em 1994. Será que houve quem reclamasse a época? O fato é que hoje não se pode faltar a camisa preta em qualquer ano.

Talvez a dourada não se firme como a preta, mas será uma bela oportunidade ver o glorioso jogar com esta linda camisa. Valeu, fogão!

Os Rangers Alvinegros


Não, meus amigos, vôces não clicaram no link errado. Estamos falando sobre o Botafogo!

 O post de hoje é sobre um fato curioso nas páginas do nosso Botafogo. Vocês sabiam que a série infantil de televisão de origem americana copiou nosso glorioso botafogo?

 Em março de 1958 o Botafogo foi à cidade de Brusque-SC jogar uma partida amistosa contra a equipe local do Carlos Renaux.  A partida, meses antes da copa do mundo, terminou empatada após uma emocionante reação do Botafogo, que estava perdendo pelo placar de 5x1 e chegou a igualdade no placar. Mas outro fato marcou a partida, o meião utilizado pelo Glorioso. O equipamento era muito semelhante ao dos personagens do seriado.


 Uma pista na segunda foto pode nos esclarecer a utilização do meião, que jamais havia sido ou foi utilizado novamente pelo clube. A equipe do Carlos Renaux também jogou com um meião ao mesmo estilo, com apenas alguns detalhes dentro dos losangos.



Fontes:
- http://adalbertokluser.blogspot.com.br
- http://valdirappel.blogspot.com.br/

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Camisa Dourada

 Ainda não foi dessa vez que a Puma lançou o quarto uniforme de jogo do Glorioso, mas se fosse esta a camisa não faria feio de modo algum. Após o lançamento da camisa rosa para as mulheres esta novidade é para não deixar os marmanjos com inveja.



 O lançamento oficial da camisa será nesta quarta na loja oficial de General Severiano e contará com uma ação de marketing que irá medir em uma cabine acústica o batimento cardíaco dos torcedores presentes ao assistirem vídeos de momentos marcantes da gloriosa história alvinegra. A cabine passará na loja da Puma no Barra Shopping e em outros locais até retornar a General, onde ficará até o dia 21 de outubro.

- Essa abertura do Botafogo para o lançamento de novos produtos está sendo fundamental para o sucesso da parceria. A Puma conseguiu inovar mais uma vez com o lançamento da camisa dourada. A cor foi escolhida como a opção perfeita para expressar e homenagear o brilho dos torcedores e o histórico glorioso do time - afirmou o gerente de marketing da Puma no Brasil, Marcelo Nicolau.

 Assim como a camisa rosa, a camisa segue o template das camisas de jogo do clube, com a inscrição '# tenho estrela, sou fogo' na manga e a marca d'agua em chamas, que nesta camisa é bem maior do que nas demais.



Como havia prometido no lançamento da camisa rosa, o gerente de marketing da Puma, ao dizer que ainda haviam duas novidades para esse ano fica a expectativa de que a próxima seja o quarto uniforme oficial.

Fontes:
- Botafogo.com.br
- Globoesporte.com

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A Camisa Branca

 Utilizada nos primeiros jogos dos meninos do Largo dos Leões que fundaram o clube, a camisa branca foi aposentada assim que Itamar Tavares, um dos fundadores do BFC, sugeriu que encomendassem camisas com listras alvinegras semelhantes a do clube pelo qual torcia na Itália, a Juventus.

A partir daí, a camiseta branca entrou em total desuso em um período onde eram poucos os clubes que disputavam o campeonato carioca e os campeonatos interestaduais eram raros e normalmente extra oficiais.

Jornal do Brasil  - 12 de Março de 1967
  O primeiro registro que encontramos posterior a troca foi do ano de 1967, em uma partida no maracanã contra o Atlético-MG pela Taça Brasil dia 11 de março. O desenho camisa era semelhante ao da listrada,  com as famosas golas abertas e barra das mangas na cor preta. A mesma camisa foi usada novamente contra o Atlético Mineiro no dia 11 de Outubro no maraca.

Jornal do Brasil dia 12 de Outubro de 1967
Outros fatores podem ter contribuído para não ser necessário o uso de uma segunda camisa. Até a década de 1970 os clubes mandantes que eram encarregados de usar seu segundo uniforme em caso de semelhança entre ambos. E como o Botafogo sempre foi mais solicitado a amistosos do que o contrário, utilizava seu uniforme principal em jogos contra times também alvinegros em suas excursões.

Jornal do Brasil  - 11 de março de 1967





Fontes:
- Jornal do Brasil
- Botafogo: Entre o céu e o inferno, Sério Augusto

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Camisas de 1997

Em 1997 o Botafogo iniciou no Rio-São Paulo e no Carioca vestindo as mesmas camisas de 96 fornecidas pela Finta, trocadas em julho pelo modelo da Penalty, que permaneceu até 1998.

Camisa usada na Taça Guanabara
 A camisa da titular Finta teve três variações. O modelo acima teve uma camisa com as estrelas do escudo em fundo branco com a listra negra cortada e outra com a listra ao fundo. E um segundo modelo com o logotipo da Finta abaixo das golas e com o patch de campeão brasileiro de 1995.

Camisa com a listra contínua
abaixo das estrelas do escudo
Segundo modelo da Finta

A segunda camisa, a branca, teve duas variações. Uma sem o patch de Campeão Brasileiro e outra usada em jogo único contra o Atlético Mineiro pela Copa Rede Bandeirantes com o patch e o logo da finta abaixo da gola.


Para as finais do Campeonato Carioca, contra o Vasco da Gama, o Botafogo acertou a troca de fornecedor da Finta para a Penalty e o patocínio das camisas com a Hyundai.

A camisa listrada não sofreu grandes mudanças, porém a branca perdeu as listras verticais que iam da gola a ponta das mangas e passou a ter listras horizontais semelhantes a camisa branca usada na década de 70, entre 72 e 76.


 Não encontramos registros do uso da camisa preta neste ano de 1997. O modelo da Finta chegou a ser usado no ano anterior e era similar a camisa branca, mas o da Penalty sequer sabemos de sua existência.

Fonte:
- RSSSF Brasil
- Jornal do Brasil
- Youtube.com

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Mais branco do que preto

 Há anos o Botafogo vem se caracterizando pela predominância do preto em seu uniforme. Chegando ao ponto de torcedores reclamarem quando algum detalhe em branco surge nas vestimentas botafoguenses. Dizem estes que o uniforme está como o do atlético mineiro ou do santos.

 Mas se enganam, pois nem sempre na história do nosso glorioso manto foi assim. O branco já foi, em diversas ocasiões, predominante. Até meados do ano de 1932 nossos calções eram brancos. Voltando em 1948 e permanecendo até 1954, ano da morte de Getúlio Vargas, e como forma de luto, substituído novamente pelo calção negro.

 O último período com calções brancos foi durante o ano de 1956. Desde então o calção preto é a primeira opção no uniforme de jogo do glorioso Botafogo.

Equipe campeã de 1932
 Na década de 30, no período glorioso do tetracampeonato carioca as camisas botafoguenses possuíam até golas e barra da manga brancas. Do mesmo modo que uma camisa do ano de 1991 utilizada durante a Copa Rio e execrada pelos torcedores e conselheiros, nunca mais sendo usada.

Equipe do tetracampeonato em 1935

 Nos últimos tempos foi raro de se ver algum detalhe em branco, as golas só foram brancas nos modelos de 2005/06 e 2008/09 da kappa. As mangas chegaram a ser brancas no modelo 2006/07 também da kappa.

Camisas de 2005, 2006 e 2008
 Portanto, torcedor alvinegro, não estranhe se uma camisa tiver mais detalhes brancos do que preto. Ela não é de nenhum outro clube e, muito pelo contrário, faz parte da nossa história.

Fonte:
- Pesquisa
- portoroberto.blog.uol.com.br

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A Camisa Rosa

 Repercutiu semana passada na internet o vazamente da imagem da nova camisa feminina do Botafogo. O furo causado pelo site da loja oficial alvinegra de Juiz de Fora ajudou a divulgar a camisa, que foi lançada  nesta segunda pelo site oficial do clube, que divulgou em sua pagina inicial a camisa, chamando-a de "Camisa Gloriosa". O lançamento oficial será nesta quarta feita na loja oficial do clube em General Severiano as 17h, e contará com a presença dos jogadores Renato, Antônio Carlos e Lucas Zen, além da gandula Fernanda Maia.



 Exclusivamente para as mulheres, é a primeira vez na história do clube que uma camisa é feita voltada somente para o público feminino. Abaixo fotos divulgadas no site do clube com a nossa charmosa gandula Fernanda Maia usando a camisa, que possui os mesmos detalhes dos modelos masculinos usados pelos jogadores nos jogos oficiais.



 A fornecedora de material esportivo do clube, a Puma, comentou o caso, confirmando o lançamento da camisa:
- O lançamento dessa camisa demonstra o quanto a parceria tem sido positiva para ambos os lados. Nosso objetivo é lançar mais duas novidades ainda em 2012 - afirmou Marcelo Nicolau, gerente de marketing da Puma no Brasil.


Estaremos aguardando essas novidades, esperando que uma delas seja a quarta camisa oficial do futebol.  

Fontes:
- Site Oficial do Botafogo F.R.
- Globoesporte.com

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Futebol Sete

Com estes uniformes o Botafogo se sagrou campeão da liga nacional e do mundialito de clubes de Futebol Sete, ambas competições transmitidas ao vivo pelo canal Fox Sports em 2012.

A modalidade possui um departamento próprio do clube e recebe auxílio da empresa de automóveis Robmar, que aparece estampando sua marca nos uniformes da equipe.


Os uniformes seguem a linha do futebol profissional com três uniformes, o listrado, o branco e o preto.
Os uniformes da equipe
O ex-jogador de futebol profissional Beto, campeão brasileiro pelo clube, integrou a equipe na conquista de ambos os títulos.

Jogadores comemorando um gol, entre eles o Beto

Uniforme preto

Fonte:
- Botafogo.com.br

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Camisas de 1990

No ano de 1990 o Botafogo estreou no campeonato carioca vestindo pela segunda vez a Penalty, marca brasileira que já havia sido fornecedora do clube durante um curto período no campeonato brasileiro do ano anterior, e pelo quarto ano seguido com o patrocínio da Coca Cola.



Com essas lindas camisas da Penalty o Botafogo foi bicampeão carioca e terminou em décimo segundo lugar no brasileiro.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Túlio a 1000

 Ontem em General Severiano foi apresentado a torcida e a imprensa o projeto do Túlio rumo aos mil gols, o "Túlio a 1000". Túlio acompanhará uma equipe formada por jogadores sub-23 do clube e possivelmente alguns jogadores pendurados no campeonato brasileiro em amistosos Brasil afora.

 O primeiro amistoso já tem data, local e adversários marcados: dia 15 de setembro em Juiz de fora, contra o Tupi. Outras cidades já estão pré agendadas, como Brasília, João Pessoa, Maceió, Macapá, Belém e Rio Branco. O último gol será em partida no Engenhão, ainda sem adversário definido. Podendo até mesmo ser em partida válida pelo Brasileirão. Para Túlio não importa adversário.

- Para o torcedor, com certeza seria o Flamengo, pela rivalidade. Mas eu não posso escolher. Para o matador, seja quem vier, a gente tem que fazer. Que seja o adversário Que Deus mandar - comentou Túlio.

Túlio usará chuteiras personalizadas produzidas pela Puma com a contagem dos gols na ponta da chuteira.
Fotos:Divulgação

 Além das chuteiras, a camisa também será especial para o campanha. Produzidas pela SPR, marca que já produziu camisas comemorativas para São Paulo e Vasco, as camisas irão conter patrocínios diferentes a cada jogo. Para o jogo contra o Tupi os patrocinadores serão a Guaraviton(peito e costas) e a Sertenge(Mangas).

(Divulgação BFR)

 As camisas também possuem detalhes exclusivos, como o logo da campanha e o número 95 nas mangas, uma estrela dourada na gola, a inscrição "Glorioso" no lado direito do peito e o número 1000 em cima do escudo.

(Divulgação BFR)

(Divulgação BFR)

Fonte:
- Botafogo.com.br
- Lancenet.com.br

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A camisa de Seedorf

 O holandês Seedorf tem apenas um mês de Botafogo, mas desde que chegou provocou algumas mudanças no uniforme do clube. Em campo, aos poucos ele vai demonstrando seu potencial em alguns lances bonitos, mas fora dele podemos dizer que já está sendo muito mais participativo.

 Além de impulsionar a venda do programa de sócios torcedores, as camisas do clube voltaram a se esgotar nas lojas. O departamento de marketing soube aproveitar a oportunidade, e logo na estréia de Seedorf diante do Grêmio as camisas ganharam um patrocinador pontual para a partida, a marca Guaravita, presente na omoplata e costas das camisas.

(Guaravita na omoplata - Foto: Fernando Maia/UOL)
  Mas um fato curioso ocorreu. Como de custume em toda sua carreira o holandês sempre jogou com suas camisas para dentro do calção. Porém a camisa do glorioso possui o logo de sua patrocinadora Havoline na sua barra inferior, que ficou escondida para dentro do calção de Seedorf. No jogo seguinte, um clássico contra o Vasco da Gama, o logo da Havoline apareceu nas costas e omoplata das camisas alvinegras.


( Havoline na omoplata - Foto:Wagner Meier/AGIF)

(Logo Havoline nas costas - Foto: Paulo Sérgio)
                                                               
Já no seu terceiro jogo, diante do Figueirense, o logo da Havoline foi aparentemente posicionado um pouco mais acima, podendo ser visualizado com a camisa por dentro do calção, o que ocorreu também no jogo diante do Atlético Goianiense. No qual pela primeira vez na história do clube foi adotado a numeração fixa para os jogadores, com números nos calções e nome nas costas da camisa, em uma competição que não exigia tal ação.

(Logo Havoline visìvel - Foto:Paulo Sérgio)
(Versus Atlético-Go - Foto: Francisco Stuckert)

No dia 08 de agosto, em jogo contra o Palmeiras ocorreu um fato inusitado. Além de usar pela primeira vez a  camisa por fora do calção, ela era diferente das dos demais jogadores do Botafogo. O logotipo da Havoline estava duplicado.

(Logo duplicado - Foto:Alexandre Loureiro)


 Desde então Seedorf parece ter se adequado a lógica brasileira de patrócinios nas camisas de futebol, cada vez mais chamativos e numeroso, e usado sua camisa solta nos jogos pelo clube. 




quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Pilha BIC estampará costas do uniforme nos próximos dois jogos


Divulgação BFR


 O Botafogo anunciou hoje em seu site oficial mais um patrocínio pontual em seu uniforme no ano de 2012. Será a empresa BIC, que através da Wolff Sports concretizou a parceria com o Glorioso. A marca ficará estampada em dois jogos, o primeiro nesta quarta diante do Palmeiras pela Copa Sul-Americana e no clássico de domingo contra o Flamengo.

Fonte: Site Oficial do Botafogo F.R.

domingo, 19 de agosto de 2012

Apresentação / Camisa de 1947

 Olá, amigos alvinegros !

 Através deste blog iremos contar um pouco da história de nosso tradicional uniforme alvinegro, assim como passagens divertidas e inusitadas que realmente fazem jus áquele famoso ditado botafoguense. Mitos, realidades e muitas imagens para o deleite de quem aprecia essa magnífica e única equipe de futebol.

 Desde sua origem no largo dos leões até os dias de hoje, vamos verificar todas as mudanças ocorridas no uniforme de jogo, a exemplo dos patrocínios, que sem dúvidas é a principal delas e contar um pouco sobre cada uma.

 Para terem um gostinho de como serão as postagens, apreciem esta bela foto de um dos mais bonitos e curiosos uniformes da história do clube.


 Com essa camisa, abotoada e de gola polo listrada, o clube disputou o carioca de 1947. De acordo com o guia publicado pelo diário Lance! sobre a história dos grandes clubes do futebol brasileiro em 2005, as camisas foram produzidas pela Renner. E segundo o blog do jornalista botafoguense Roberto Porto, as camisas teriam sido desenhadas pelo próprio Carlito Rocha, inspirado no uniforme do River Plate, clube pelo qual nutria uma leve admiração. As camisas foram trocadas no ano seguinte pois saíam facilmente eram rasgadas e saíam de dentro dos calções dos jodagores, além dos botões caírem.



Outro detalhe sobre esta camisa é que ela se assemelha bastante aos uniformes dos primeiros anos de existência do clube. A grande diferença são as mangas, que antes eram compridas.


Fonte:
- portoroberto.blog.uol.com.br
- Série L! grandes clubes 2005 BOTAFOGO - Orgulho de ser glorioso
- Taringa.net