sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A Camisa Branca

 Utilizada nos primeiros jogos dos meninos do Largo dos Leões que fundaram o clube, a camisa branca foi aposentada assim que Itamar Tavares, um dos fundadores do BFC, sugeriu que encomendassem camisas com listras alvinegras semelhantes a do clube pelo qual torcia na Itália, a Juventus.

A partir daí, a camiseta branca entrou em total desuso em um período onde eram poucos os clubes que disputavam o campeonato carioca e os campeonatos interestaduais eram raros e normalmente extra oficiais.

Jornal do Brasil  - 12 de Março de 1967
  O primeiro registro que encontramos posterior a troca foi do ano de 1967, em uma partida no maracanã contra o Atlético-MG pela Taça Brasil dia 11 de março. O desenho camisa era semelhante ao da listrada,  com as famosas golas abertas e barra das mangas na cor preta. A mesma camisa foi usada novamente contra o Atlético Mineiro no dia 11 de Outubro no maraca.

Jornal do Brasil dia 12 de Outubro de 1967
Outros fatores podem ter contribuído para não ser necessário o uso de uma segunda camisa. Até a década de 1970 os clubes mandantes que eram encarregados de usar seu segundo uniforme em caso de semelhança entre ambos. E como o Botafogo sempre foi mais solicitado a amistosos do que o contrário, utilizava seu uniforme principal em jogos contra times também alvinegros em suas excursões.

Jornal do Brasil  - 11 de março de 1967





Fontes:
- Jornal do Brasil
- Botafogo: Entre o céu e o inferno, Sério Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário