sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Mais branco do que preto

 Há anos o Botafogo vem se caracterizando pela predominância do preto em seu uniforme. Chegando ao ponto de torcedores reclamarem quando algum detalhe em branco surge nas vestimentas botafoguenses. Dizem estes que o uniforme está como o do atlético mineiro ou do santos.

 Mas se enganam, pois nem sempre na história do nosso glorioso manto foi assim. O branco já foi, em diversas ocasiões, predominante. Até meados do ano de 1932 nossos calções eram brancos. Voltando em 1948 e permanecendo até 1954, ano da morte de Getúlio Vargas, e como forma de luto, substituído novamente pelo calção negro.

 O último período com calções brancos foi durante o ano de 1956. Desde então o calção preto é a primeira opção no uniforme de jogo do glorioso Botafogo.

Equipe campeã de 1932
 Na década de 30, no período glorioso do tetracampeonato carioca as camisas botafoguenses possuíam até golas e barra da manga brancas. Do mesmo modo que uma camisa do ano de 1991 utilizada durante a Copa Rio e execrada pelos torcedores e conselheiros, nunca mais sendo usada.

Equipe do tetracampeonato em 1935

 Nos últimos tempos foi raro de se ver algum detalhe em branco, as golas só foram brancas nos modelos de 2005/06 e 2008/09 da kappa. As mangas chegaram a ser brancas no modelo 2006/07 também da kappa.

Camisas de 2005, 2006 e 2008
 Portanto, torcedor alvinegro, não estranhe se uma camisa tiver mais detalhes brancos do que preto. Ela não é de nenhum outro clube e, muito pelo contrário, faz parte da nossa história.

Fonte:
- Pesquisa
- portoroberto.blog.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário