sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fogão de Dourado



 Notícia fresquinha e inovadora na história do nosso glorioso clube. Pela primeira vez será usada uma camisa  oficial do clube que não nas cores preta, branca ou cinza. E como dissemos no post anterior sobre esta mesma camisa, ela não fará feio. Parabéns ao marketing pela ação e a coragem de enfrentar os conservadores.

 E estes que possam vir a questionar o uso da camisa que fiquem sabendo que a camisa mais linda da linha puma, a preta, foi usada pela primeira vez somente em 1994. Será que houve quem reclamasse a época? O fato é que hoje não se pode faltar a camisa preta em qualquer ano.

Talvez a dourada não se firme como a preta, mas será uma bela oportunidade ver o glorioso jogar com esta linda camisa. Valeu, fogão!

Os Rangers Alvinegros


Não, meus amigos, vôces não clicaram no link errado. Estamos falando sobre o Botafogo!

 O post de hoje é sobre um fato curioso nas páginas do nosso Botafogo. Vocês sabiam que a série infantil de televisão de origem americana copiou nosso glorioso botafogo?

 Em março de 1958 o Botafogo foi à cidade de Brusque-SC jogar uma partida amistosa contra a equipe local do Carlos Renaux.  A partida, meses antes da copa do mundo, terminou empatada após uma emocionante reação do Botafogo, que estava perdendo pelo placar de 5x1 e chegou a igualdade no placar. Mas outro fato marcou a partida, o meião utilizado pelo Glorioso. O equipamento era muito semelhante ao dos personagens do seriado.


 Uma pista na segunda foto pode nos esclarecer a utilização do meião, que jamais havia sido ou foi utilizado novamente pelo clube. A equipe do Carlos Renaux também jogou com um meião ao mesmo estilo, com apenas alguns detalhes dentro dos losangos.



Fontes:
- http://adalbertokluser.blogspot.com.br
- http://valdirappel.blogspot.com.br/

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Camisa Dourada

 Ainda não foi dessa vez que a Puma lançou o quarto uniforme de jogo do Glorioso, mas se fosse esta a camisa não faria feio de modo algum. Após o lançamento da camisa rosa para as mulheres esta novidade é para não deixar os marmanjos com inveja.



 O lançamento oficial da camisa será nesta quarta na loja oficial de General Severiano e contará com uma ação de marketing que irá medir em uma cabine acústica o batimento cardíaco dos torcedores presentes ao assistirem vídeos de momentos marcantes da gloriosa história alvinegra. A cabine passará na loja da Puma no Barra Shopping e em outros locais até retornar a General, onde ficará até o dia 21 de outubro.

- Essa abertura do Botafogo para o lançamento de novos produtos está sendo fundamental para o sucesso da parceria. A Puma conseguiu inovar mais uma vez com o lançamento da camisa dourada. A cor foi escolhida como a opção perfeita para expressar e homenagear o brilho dos torcedores e o histórico glorioso do time - afirmou o gerente de marketing da Puma no Brasil, Marcelo Nicolau.

 Assim como a camisa rosa, a camisa segue o template das camisas de jogo do clube, com a inscrição '# tenho estrela, sou fogo' na manga e a marca d'agua em chamas, que nesta camisa é bem maior do que nas demais.



Como havia prometido no lançamento da camisa rosa, o gerente de marketing da Puma, ao dizer que ainda haviam duas novidades para esse ano fica a expectativa de que a próxima seja o quarto uniforme oficial.

Fontes:
- Botafogo.com.br
- Globoesporte.com

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A Camisa Branca

 Utilizada nos primeiros jogos dos meninos do Largo dos Leões que fundaram o clube, a camisa branca foi aposentada assim que Itamar Tavares, um dos fundadores do BFC, sugeriu que encomendassem camisas com listras alvinegras semelhantes a do clube pelo qual torcia na Itália, a Juventus.

A partir daí, a camiseta branca entrou em total desuso em um período onde eram poucos os clubes que disputavam o campeonato carioca e os campeonatos interestaduais eram raros e normalmente extra oficiais.

Jornal do Brasil  - 12 de Março de 1967
  O primeiro registro que encontramos posterior a troca foi do ano de 1967, em uma partida no maracanã contra o Atlético-MG pela Taça Brasil dia 11 de março. O desenho camisa era semelhante ao da listrada,  com as famosas golas abertas e barra das mangas na cor preta. A mesma camisa foi usada novamente contra o Atlético Mineiro no dia 11 de Outubro no maraca.

Jornal do Brasil dia 12 de Outubro de 1967
Outros fatores podem ter contribuído para não ser necessário o uso de uma segunda camisa. Até a década de 1970 os clubes mandantes que eram encarregados de usar seu segundo uniforme em caso de semelhança entre ambos. E como o Botafogo sempre foi mais solicitado a amistosos do que o contrário, utilizava seu uniforme principal em jogos contra times também alvinegros em suas excursões.

Jornal do Brasil  - 11 de março de 1967





Fontes:
- Jornal do Brasil
- Botafogo: Entre o céu e o inferno, Sério Augusto

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Camisas de 1997

Em 1997 o Botafogo iniciou no Rio-São Paulo e no Carioca vestindo as mesmas camisas de 96 fornecidas pela Finta, trocadas em julho pelo modelo da Penalty, que permaneceu até 1998.

Camisa usada na Taça Guanabara
 A camisa da titular Finta teve três variações. O modelo acima teve uma camisa com as estrelas do escudo em fundo branco com a listra negra cortada e outra com a listra ao fundo. E um segundo modelo com o logotipo da Finta abaixo das golas e com o patch de campeão brasileiro de 1995.

Camisa com a listra contínua
abaixo das estrelas do escudo
Segundo modelo da Finta

A segunda camisa, a branca, teve duas variações. Uma sem o patch de Campeão Brasileiro e outra usada em jogo único contra o Atlético Mineiro pela Copa Rede Bandeirantes com o patch e o logo da finta abaixo da gola.


Para as finais do Campeonato Carioca, contra o Vasco da Gama, o Botafogo acertou a troca de fornecedor da Finta para a Penalty e o patocínio das camisas com a Hyundai.

A camisa listrada não sofreu grandes mudanças, porém a branca perdeu as listras verticais que iam da gola a ponta das mangas e passou a ter listras horizontais semelhantes a camisa branca usada na década de 70, entre 72 e 76.


 Não encontramos registros do uso da camisa preta neste ano de 1997. O modelo da Finta chegou a ser usado no ano anterior e era similar a camisa branca, mas o da Penalty sequer sabemos de sua existência.

Fonte:
- RSSSF Brasil
- Jornal do Brasil
- Youtube.com

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Mais branco do que preto

 Há anos o Botafogo vem se caracterizando pela predominância do preto em seu uniforme. Chegando ao ponto de torcedores reclamarem quando algum detalhe em branco surge nas vestimentas botafoguenses. Dizem estes que o uniforme está como o do atlético mineiro ou do santos.

 Mas se enganam, pois nem sempre na história do nosso glorioso manto foi assim. O branco já foi, em diversas ocasiões, predominante. Até meados do ano de 1932 nossos calções eram brancos. Voltando em 1948 e permanecendo até 1954, ano da morte de Getúlio Vargas, e como forma de luto, substituído novamente pelo calção negro.

 O último período com calções brancos foi durante o ano de 1956. Desde então o calção preto é a primeira opção no uniforme de jogo do glorioso Botafogo.

Equipe campeã de 1932
 Na década de 30, no período glorioso do tetracampeonato carioca as camisas botafoguenses possuíam até golas e barra da manga brancas. Do mesmo modo que uma camisa do ano de 1991 utilizada durante a Copa Rio e execrada pelos torcedores e conselheiros, nunca mais sendo usada.

Equipe do tetracampeonato em 1935

 Nos últimos tempos foi raro de se ver algum detalhe em branco, as golas só foram brancas nos modelos de 2005/06 e 2008/09 da kappa. As mangas chegaram a ser brancas no modelo 2006/07 também da kappa.

Camisas de 2005, 2006 e 2008
 Portanto, torcedor alvinegro, não estranhe se uma camisa tiver mais detalhes brancos do que preto. Ela não é de nenhum outro clube e, muito pelo contrário, faz parte da nossa história.

Fonte:
- Pesquisa
- portoroberto.blog.uol.com.br

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A Camisa Rosa

 Repercutiu semana passada na internet o vazamente da imagem da nova camisa feminina do Botafogo. O furo causado pelo site da loja oficial alvinegra de Juiz de Fora ajudou a divulgar a camisa, que foi lançada  nesta segunda pelo site oficial do clube, que divulgou em sua pagina inicial a camisa, chamando-a de "Camisa Gloriosa". O lançamento oficial será nesta quarta feita na loja oficial do clube em General Severiano as 17h, e contará com a presença dos jogadores Renato, Antônio Carlos e Lucas Zen, além da gandula Fernanda Maia.



 Exclusivamente para as mulheres, é a primeira vez na história do clube que uma camisa é feita voltada somente para o público feminino. Abaixo fotos divulgadas no site do clube com a nossa charmosa gandula Fernanda Maia usando a camisa, que possui os mesmos detalhes dos modelos masculinos usados pelos jogadores nos jogos oficiais.



 A fornecedora de material esportivo do clube, a Puma, comentou o caso, confirmando o lançamento da camisa:
- O lançamento dessa camisa demonstra o quanto a parceria tem sido positiva para ambos os lados. Nosso objetivo é lançar mais duas novidades ainda em 2012 - afirmou Marcelo Nicolau, gerente de marketing da Puma no Brasil.


Estaremos aguardando essas novidades, esperando que uma delas seja a quarta camisa oficial do futebol.  

Fontes:
- Site Oficial do Botafogo F.R.
- Globoesporte.com

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Futebol Sete

Com estes uniformes o Botafogo se sagrou campeão da liga nacional e do mundialito de clubes de Futebol Sete, ambas competições transmitidas ao vivo pelo canal Fox Sports em 2012.

A modalidade possui um departamento próprio do clube e recebe auxílio da empresa de automóveis Robmar, que aparece estampando sua marca nos uniformes da equipe.


Os uniformes seguem a linha do futebol profissional com três uniformes, o listrado, o branco e o preto.
Os uniformes da equipe
O ex-jogador de futebol profissional Beto, campeão brasileiro pelo clube, integrou a equipe na conquista de ambos os títulos.

Jogadores comemorando um gol, entre eles o Beto

Uniforme preto

Fonte:
- Botafogo.com.br